O Sofá, Cinema & Música tem o orgulho de apresentar mais uma dica para você desfrutar nessa quarentena. Nessa semana iremos falar de uma série musical de drama bastante empolgante sobre o surgimento do hip-hop nos Estados Unidos: The Get Down.

The Get Down é uma série que retrata o surgimento do hip-hop, no subúrbio novaiorquino no fim dos anos 70. Esse retrato é recortado pela figura do protagonista Ezekiel Figuero (Justice Smith), o Zeke, um garoto com uma família bastante turbulenta mas com um talento incrível com as palavras e as rimas.

Nova York vivia uma tensa recessão em 1977. No meio disso tudo, Shaolin Fantastic (Shameik Moore) e Ezekiel Figuero (Justice Smith) aparecem como dois músicos aspirantes, líderes do quinteto The Fantastic Four Plus One, formado por Boo-Boo (Tremaine Brown Jr.), Ra-Ra (Skylan Brooks) e Dizzee (o inexpressivo Jadan Smith). Todos eles buscam encontrar a receita ideal para a batida perfeita do hip hop enquanto lutam com a vontade de sair do violento bairro esquecido pelo governo.

A parte positiva fica mesmo por conta do contexto social e principalmente pela força de alguns personagens, com destaque para Ezekiel. The Get Down foca no hip hop e na força do ritmo para dar representatividade para aquelas pessoas que a série ganha uma força incrível. Os diálogos ganham ritmo, a bagunça vista na tela encanta e tudo parece encaixar, mesmo com a confusão de cores e movimentos.

The Get Down versa com a atual situação dos estadunidenses, quando discursos perigosos e conservadores ameaçam a maior potência do mundo. Além do mais, a série é composta por atores negros em sua maioria, fato extremamente relevante para a televisão não apenas norte-americana, mas mundial. Também foca na cultura e na ambição de uma população geralmente esquecida pelos grandes produtos culturais. A produção foi composta por pessoas que realmente viveram aquele momento e que puderam colocar seu ponto de vista em toda a situação, dando voz aos negros contarem suas próprias histórias.

The Get Down está na Netflix. Se já assistiu deixa nos comentários suas impressões. E se ainda vai assistir, volta aqui e diz o que achou. Até a próxima dica!

Escrito por:

e205ac8f-7007-4404-8fdd-b9b3d58e89e1

Marcus Aurelius Freire, estudante do curso de Licenciatura em Música da UFCA, pianista, petiano desde 2018.