Olá, nas postagens anteriores foram abordados os tipos de pesquisa e metodologia. Mas você sabia que também são desenvolvidas pesquisas na área musical?

A área musical é dicótoma, ou seja, dividida em duas. Seu campo abrange a ciência e a arte, a expressão emocional e a técnica, de modo que uma complementa a outra em suas características e desenvolvimento. Ao se pensar na música como campo investigativo, pode-se observar sua abrangência no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos a partir das suas subáreas. 

Sendo elas: 

  • Educação musical, 
  • Musicologia, 
  • Práticas interpretativas, 
  • Composição 
  • Etnometodologia.

Educação musical: é responsável por alinhar a pesquisa à metodologia, desenvolvendo investigações no âmbito do ensino musical, seja presencial ou a distância, na educação especial, infantil, médio ou adulta.

Musicologia: ocupa-se da investigação teórica e analítica em suas mais diversas ramificações, dentre elas: a acústica, estética e pedagogia musical.

Práticas interpretativas: sucede a partir do desenvolvimento técnico do músico no que se refere ao instrumento. Sua forma de realizar pesquisas ocorre por meio da própria construção metodológica e sua aplicação, mantendo o aprimoramento contínuo, observando os avanços processuais.

Composição: encarrega-se de estudar as composições musicais, buscando suas contextualizações históricas, analisando as obras, valendo-se de conceitos físicos, matemáticos e acústicos.

Etnometodologia: trata-se do estudo do cotidiano, ou seja, ela é responsável por observar e analisar atividades diárias, como: ações, comunicações e tomadas de decisões. Podendo ser consideradas eruditas ou triviais. Dadas suas características, seus estudos são feitos a partir da ciência sociológica.

Por meio dessas subáreas, é possível desenvolver várias linhas de pesquisa nos mais diversos formatos.

Após compreender acerca das subáreas que compõem as pesquisas na área de música, você está apto a conhecer as técnicas necessárias para as produzir.

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Fontes: 

PEREIRA, Kleide. Pesquisa em música e educação. Edições Loyola, São Paulo, SP, 1991. p. 12-19.

SISTE, Cláudia Elena. Práticas interpretativas: Estudos recentes nas universidades estaduais de São Paulo. 2009, Dissertação (Mestrado). Programa de Pós graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009. p.11-13.