O Grupo de Estudos em Teoria Musical desempenha um papel de apoio e complemento ao ensino, atendendo a diversos alunos que enfrentam desafios relacionados à Teoria Musical. Ele oferece uma introdução aos conceitos musicais fundamentais, permitindo que os alunos esclareçam suas principais dúvidas e facilitem a compreensão dos tópicos abordados ao longo do curso de Licenciatura em Música.

O grupo tem como objetivo proporcionar aos alunos ingressantes e àqueles que enfrentam dificuldades uma compreensão e desenvolvimento dos aspectos básicos da música. Isso inclui a leitura e escrita musical, a interpretação de partituras, figuras rítmicas e elementos melódicos e harmônicos.

Esses conceitos são abordados por meio de encontros semanais de estudo, nos quais os alunos têm a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas, aprimorar sua percepção musical e facilitar a compreensão da linguagem musical. As aulas incluem abordagens teóricas e práticas, tornando os métodos de ensino acessíveis.

Além disso, o grupo promove a colaboração e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe por meio de ações coletivas.

Materiais disponíveis

Para aprimorar a compreensão dos conteúdos, foram criados materiais de apoio em formato PDF. Essas apresentações abordaram, com dinamismo, os tópicos abordados em cada encontro:

⬇️ Notação, fórmulas de compasso;
⬇️ Figuras rítmicas;
⬇️ Intervalos e escalas maiores;
⬇️ Ciclos das quintas;
⬇️ Armadura de clave;
⬇️ Relativas menores;
⬇️ Tríades e arpejos;
⬇️ Tétrades;
⚠️ Inversões e campo harmônico.

Clique no assunto para baixar o material