Método, é um caminho para alcançar um determinado fim. Já o método científico, é um conjunto de procedimentos adotados com o propósito de atingir o conhecimento.

Histórico do Método Científico

Cada época elabora suas teorias segundo o nível de evolução em que se encontra, substituindo as antigas. 

As ciências, nos moldes de hoje, adquiriu o caráter científico a partir da idade moderna. Toda descoberta ocasional e empírica de técnicas e de conhecimentos vem desde o tempo dos antigos babilônios e egípcios. Vindo a somar o espírito criador grego, sintetizado e ampliado por Aristóteles.

As invenções feitas na época das conquistas, prepararam o surgimento do método científico e o caráter de objetividade que vai caracterizar a ciência a partir do século XVI.

Imagem das autoras

A utilização desses métodos irá depender do objeto da pesquisa, dos recursos disponíveis, do nível de abrangência do estudo e inspiração filosófica. Calma que nos nossos próximos posts vamos falar sobre eles.

Então, gostou da explicação? Curta e salve a publicação para quando precisar, e não esqueça de ativar as notificações para não perder nada, hein?!

.

Fonte: PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.