Olá! No post anterior pudemos compreender que o método científico é uma ferramenta que ajuda a direcionar uma pesquisa, estabelecendo a divisão entre metas científicas e o senso comum. Mas você sabia que o método científico possui dois segmentos: abordagem e procedimentos?

Pois é! Nesse post falaremos um pouco sobre cada um deles.

Métodos de Abordagem

Este método abarca 05 tendências, cada uma ligada a uma visão filosófica:

1. Método dedutivo: Associado a racionalidade, essa linha se baseia apenas em fatos sólidos, leis e princípios indiscutíveis, fundamentadas unicamente na lógica e tem por meta explicar conteúdos antecedentes. Esse método é bastante usado nas ciências exatas, como Física e Matemática.

2. Método indutivo: Baseado no empirismo, esse método se dá a partir da coleta de dados particulares feitas por meio de experimentos e observações, que após constatações consistentes de assuntos particulares, generaliza uma questão chegando a soluções prováveis. Esse método é bastante usado nas ciências sociais.

3. Método hipotético-dedutivo: Com o intuito de esclarecer as questões de um problema, essa vertente se desenvolve a partir da criação de possibilidades, circunstâncias e consequências, no qual são testadas posteriormente, a fim de certificar a veracidade ou falsidade dos fatos. Estudiosos tratam esse método como um mecanismo de “eliminação de erros”. Essa linha é bastante utilizada no campo das ciências naturais.

4. Método dialético: Muito utilizado em pesquisas qualitativas, essa perspectiva busca interpretar realidades sociais, políticas e econômicas a partir dos processos, visto que, essa linha defende a ideia que todos os acontecimentos estão ligados entre si e dependem uns dos outros, mesmo que sejam essencialmente contraditórios. Esse método tem um destaque nítido nas ciências sociais.

5. Método fenomenológico: Consiste apenas na exposição de um conceito e sua explicação. Essa vertente se mostra indiferente quanto a questões que comprovem a realidade ou aparência dos fatos, limitando-se somente a dados indispensáveis e intrínsecos do caso.

Para definir qual método usar, o pesquisador deve observar questões como: o objetivo da pesquisa; recursos disponíveis; grau de abrangência do estudo e a inspiração filosófica da pesquisa.

Métodos de Procedimentos

Está ligado diretamente às técnicas da pesquisa, abordando-as de forma mais objetiva, determinando os critérios e artifícios a serem utilizados na coleta e análise de dados.

Os métodos de procedimento determinam a metodologia a ser aplicada na pesquisa. Apesar da variedade de procedimentos, os mais utilizados são:

Método histórico

Baseia-se na investigação de questões passadas, a fim de estudar os processos sociais ocorridos ao decorrer do tempo, com o intuito de possibilitar uma melhor compreensão do comportamento executado pela sociedade atual. Essa técnica é bastante utilizada em pesquisas qualitativas (ainda vamos falar melhor sobre essas pesquisas).

Método experimental

Acompanhado e controlado pelo pesquisador, esse método consiste na aplicação de situações distintas ao objeto de estudo, a fim de monitorar e analisar a influência dessas variáveis sobre o objeto. Esse procedimento possui um destaque notório nas ciências naturais, no entanto, se faz limitado no campo das ciências sociais por questões éticas.

Método observacional

Apesar de ser considerado antigo e impreciso, ele é tratado como moderno no campo das ciências sociais, visto a sua eficácia e exatidão na área. Esse método consiste apenas na observação de fatos atuais ou passados, sem interferência do pesquisador.

Método comparativo

Consiste na análise e explicação de questões concretas, abstratas e integral. Trata-se de uma investigação social individual, grupal e fatual de espaços e/ou tempos diferentes, no qual possam observar similaridades e esclarecer diferenças.

Método estatístico

Consiste na aplicação de testes e questionários que possibilita uma descrição qualitativa da sociedade, não generalizando os fatos. Ou seja, sempre mantendo uma margem de erros para as questões expostas. As conclusões obtidas costumam passar por observações e experimentos.

Método clínico

Muito utilizado em pesquisas psicológicas, esse procedimento tem por característica a relação estreita entre pesquisador e pesquisado. Ele é bastante importante no que se refere a estudos comportamentais, por isso, é necessário cautela na hora de generalizar uma questão, visto que esse método lida com casos individuais e de cunho subjetivo.

Método monográfico

Caracterizado pelo estudo de caso profundo, esse método se propõe a explorar o tema selecionado de maneira detalhada, analisando aspectos e fatores que possam influenciar o objeto de estudo.

Ao falarmos de métodos de procedimento, vale ressaltar que eles podem ser utilizados individualmente ou combinados.

E então, qual método de procedimento te chamou mais atenção? Nos conta nos comentários, ok?! Gostou do post? Curta e salve a publicação para quando precisar, e não esqueça de ativar as notificações para não perder nada, hein?!

.

Fonte: PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.