Projeto Música nas Escolas (2022)

O projeto promove o conhecimento do curso de Licenciatura em Música e a profissionalização musical  para alunos de ensino médio em preparação para o vestibular e ENEM, já que estão próximos do momento de escolher o curso para o qual se candidataram, tirarem suas dúvidas sobre carreiras e oportunidades que o curso da UFCA oferece. Aos licenciandos participantes, esta é uma experiência prática de extensão universitária dentro do contexto de uma apresentação acadêmica que contribui com informações para a comunidade.


CinePET Música (2019): Produções de mini documentários

O projeto faz parte das atividades do PET do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2019. Visa exibir produções audiovisuais com temáticas musicais para os discentes e a comunidade acadêmica. Os filmes, documentários e séries exibidos são ligados à temáticas musicais, assim como à Educação Musical e áreas de atuação como instrumentista, cantor ou regente de orquestra e/ou coro.

Para se adequar às normas sanitárias, durante o período pandêmico, o projeto passou por modificações necessárias para poder ser colocado em prática nas mídias sociais com a alcunha de Sofá, Cinema e Música. Que contava com dicas de filmes, séries, animações no perfil do instagram do PET Música, assim como a produção de mini documentários.


Núcleo Virtual de Música (NUVIMUS) (2021-2022)

Este núcleo tem como intuito divulgar conteúdo digital sobre Música, com dicas semanais de materiais, livros, sites e aplicativos. O projeto tem como finalidade facilitar o aprendizado musical na internet, compilando diversos materiais disponíveis gratuitamente. Por isso, o Telegram é a principal ferramenta  para esta tarefa.  Para participar do canal, basta clicar no link disponível no linktr.ee/PETMusicaUFCA na bio do Instagram, ou digitar t.me/nuvimus no seu navegador ou pesquisar no Telegram por “Nuvimus”.


Laboratório de Improvisação Musical (LIMUS) (2021-2022)

O LIMUS (Laboratório de Improvisação Musical) é um projeto compartilha conhecimentos sobre metodologias teóricas e práticas existentes para o estudo e aprendizado da improvisação musical. Essa atividade é de grande importância para a evolução musical de seus participantes, pois, quando se estuda improvisação, se estudam também outras atmosferas do aprendizado musical como harmonia, teoria, solfejo, contraponto, história da música, entre outros.

Conexão Educativa: Diálogos com a tradição (2020-2022)

Para valorizar e reconhecer a beleza da erudição, poética, melódica do mítico e riquíssimo imaginário popular da musicalidade ligada a tradição oral, seus Mestres guardiões e brincantes, dos seus instrumentos populares, seus saberes e fazeres, o PET Música UFCA apresenta o Conexão Educativa: Diálogos com a Tradição para fazer dessa iniciativa uma oportunidade para alunos e/ou interessados conhecerem um pouco mais sobre os mestres, canções e instrumentos populares da região do Cariri. As postagens podem ser acompanhadas no perfil do @petmusufca e no site do Musicariri.

Música no Campus (2014)

O projeto tem como proposta realizar uma intervenção no espaço acadêmico na perspectiva da educação musical considerando o contexto cultural da região. Integrando aspectos, como: levar a música aos diversos espaços do campus da UFCA, oportunizar a prática musical aos alunos, bem como o contato com outros grupos de fora da universidade.

Edições do Música no Campus de 2022

O objetivo é difundir a música ao vivo no campus, criar espaços de apreciação musical, proporcionar aos alunos a participação coletiva na criação de eventos musicais, promover aos alunos á prática musical de se apresentar em público.

Com a finalidade de dar maior visibilidade para o curso no meio acadêmico; proporcionar a interação entre a universidade, o curso e a sociedade; realizar um evento mensal de qualidade ofertado a docentes, discentes e funcionários em geral.