O Sofá, Cinema & Música tem o orgulho de apresentar mais uma dica para você desfrutar nessa quarentena. A escolha desta semana é o drama chileno e vencedor do Festival de Tribeca: Ninguém Sabe Que Estou Aqui (Chile, 2020)

O filme possui um título que em algum momento parece conversar com ‘Não Estou Lá’ (I’m not there, 2007) – baseado nas lendas por trás do mito Bob Dylan. Porém, este diálogo acaba exatamente no título, pois suas essências não estão afinadas no mesmo tom.

O drama parte da apresentação do personagem principal interpretado por Jorge Garcia (Lost), que teve sua voz vendida para produtoras musicais pelo pai, ainda na infância. Memo Garrido quando criança possuía uma voz encantadora e carregada de brilho, porém devido ao seu porte físico teve sua imagem negada pela indústria musical, sendo substituída por um outro de aparência (comercialmente) atraente.

Neste ponto o filme poderia seguir pelo caminho mais óbvio, que seria criticar duramente as grandes produtoras. No entanto, ele deixa à cargo do espectador e segue fiel em seu propósito, que é dar a voz, o seu verdadeiro corpo. Este processo acontece de maneira natural (sem “forçar a barra” e sem “passar a mão”) e com gatilhos que servem de motivação para o personagem chegar ao objetivo.

Dirigido e roteirizado pelo estreante Gaspar Antillo, juntamente com Enrique Videla e Josefina Fernandez, o drama ressalta as injustiças cometidas a talentos que nunca tiveram chance de se provar por causa das convenções sociais. Nos convida a refletir e exercitar a empatia com momentos fantasiosos a qual pelo menos um desses talentos alcança o palco prometido, ainda que por um único momento, ainda que para si mesmo.

‘Ninguém Sabe Que Estou Aqui’ já está disponível na Netflix. Se você já assistiu o filme deixa aí nos comentários suas impressões. E se você ainda vai assistir, volta aqui e diz o que achou. Seus comentários são importantes para nós! Até a próxima dica!

Escrito por:

2b661dd1-1f43-432e-9ae5-cc41a3ec87f0

Doanny Lira, estudante do curso de Licenciatura em Música da UFCA, violista e petiana desde 2019.