Ler não é simplesmente folhear um livro ou artigo. Uma leitura de qualidade agrega significados, e alguns textos podem exigir uma leitura mais criteriosa em termos técnicos, tornando a busca de informações um pouco complexa.

Para compreender essa escrita técnica é necessário se apropriar de dois tipos de leitura: informativa e interpretativa.

1. Leitura informativa consiste em uma leitura que tem por objetivo buscar respostas para atender demandas pontuais. Essa procura ocorre através de uma leitura seletiva e crítica.

1.1. A leitura seletiva consiste na apuração de ideias importantes que contemple o ponto de vista do autor. Ela deve ser observada e trabalhada por meio de:
– palavras-chave que, geralmente, se encontram na primeira frase do parágrafo. Através dela é desenvolvido a ideia principal;
– seleção das palavras-chave secundárias, que auxiliam na estruturação das frases e desenvolvimento dos parágrafos.

Esses pontos estão situados nas sentenças-tópicos que são encarregadas de abordar o ponto geral que deve se desenvolvido ao longo do parágrafo.

1.2. A leitura crítica acontece por meio de uma releitura do material, com a intenção de refinar, hierarquizar e analisar a sucessão das ideias pertinentes, auxiliando na formação de uma ordem lógica de possíveis tópicos no decorrer da construção do raciocínio.

2. Leitura interpretativa, exige total domínio da leitura informativa, pois é necessário o reconhecimento e compreensão de determinadas esferas ainda relacionadas com a leitura.

De acordo com Benjamin Bloom, é fundamental o reconhecimento de algumas capacidades cognitivas:

2.1. Compreensão: Corresponde ao potencial de entender literalmente o pensamento do autor dentro da comunicação. Para que essa compreensão ocorra é necessário atenção por parte do leito com relação ao ponto de vista que o autor defende.

2.2. Análise: Equivale a materialização de ideias que ocorre através de recortes e observações de sentenças a partir de tópicos, inter-relações e organização, de modo que possa ser contemplado todos os parágrafos do texto.

2.3. Síntese: Corresponde a organização das questões essências do texto, reconstruindo e fixando o que foi selecionado pela análise, mantendo as ideias originais do texto em questão.

2.4. Avaliação: Compõe-se na emissão de um juízo de valor, ou seja, julgar de forma crítica as verdades acerca das ideias através da lógica utilizada no texto e sua aplicação científica.

2.5. Aplicação: Consiste em efetuar as ideias do texto em contextos semelhantes. Esse passo garante na prática se o assunto em questão foi absorvido com êxito.

A partir desses passos de leitura e compressão do texto, o leitor estará apto a elaborar um plano de texto/roteiro, que da início a escrita de sua redação. Tópico que será abordado na próxima semana.

Fonte: FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir Um Texto. 16ª edição. Petrópolis: Vozes,1992.