A justificativa de um projeto de pesquisa é uma parte crucial que explica por que a pesquisa é importante e por que deve ser realizada. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver uma justificativa eficaz:

A justificativa em um projeto de pesquisa é uma explicação detalhada do porquê a pesquisa é necessária e importante. Ela serve para esclarecer a relevância do estudo e convencer o leitor, seja ele um orientador, um comitê de avaliação ou qualquer outra pessoa interessada, da necessidade e relevância do projeto. Ela deve abordar:

1. Destaque a Relevância do Tema

Explique por que o tema escolhido é importante. Isso pode ser em termos de seu valor acadêmico, sua relevância para questões atuais, ou seu impacto potencial na sociedade, ou em um campo específico de estudo.

Por exemplo, se você está pesquisando sobre a influência da educação musical no desenvolvimento cognitivo das crianças, você pode destacar a relevância do tema dizendo algo como: “A educação musical tem sido associada a melhorias no desenvolvimento cognitivo das crianças. Compreender essa relação pode ter implicações significativas para a educação infantil.”

2. Identifique a Lacuna na Literatura

Mostre que você fez uma revisão da literatura e identifique onde sua pesquisa se encaixa. Se houver uma lacuna na literatura existente que sua pesquisa pretende preencher, destaque isso em sua justificativa.

Ex.: “Apesar de várias pesquisas sobre os benefícios da educação musical, há uma lacuna no entendimento de como diferentes métodos de ensino musical influenciam o desenvolvimento cognitivo das crianças.”

3. Explique sua Abordagem

Descreva como sua pesquisa abordará o problema ou a questão. Isso pode incluir a metodologia que você planeja usar e por que você acredita que é a mais adequada para o seu projeto.

Ex.: “Este estudo pretende preencher essa lacuna na literatura, investigando o impacto de diferentes métodos de ensino musical no desenvolvimento cognitivo das crianças em várias idades.”

4. Mostre o Potencial Impacto

Discuta o impacto potencial de sua pesquisa. Isso pode ser em termos de contribuições para o campo de estudo, implicações práticas, ou benefícios para a sociedade.

Ex.: “Os resultados deste estudo não só contribuirão para a literatura acadêmica sobre educação musical, mas também poderão informar práticas de ensino e políticas de educação musical.”

5. Seja Claro e Conciso

Uma justificativa eficaz é clara e concisa. Evite jargões desnecessários e certifique-se de que sua justificativa pode ser entendida por alguém fora do seu campo de estudo.

Por exemplo, em vez de dizer “Este estudo é importante porque vai estudar coisas que são muito importantes e que precisam ser estudadas”, você poderia dizer “Este estudo abordará a lacuna crítica no entendimento dos impactos dos diferentes métodos de ensino musical no desenvolvimento cognitivo das crianças.”

6. Revise e Edite

Após escrever sua justificativa, reserve um tempo para revisar e editar. Certifique-se de que sua justificativa é bem escrita, livre de erros gramaticais ou de digitação, e que apresenta um argumento convincente para a realização de sua pesquisa.

Esperamos que estas dicas o ajudem a desenvolver uma justificativa eficaz para o seu projeto de pesquisa. Boa sorte!