Para sua execução, é preciso selecionar as técnicas de coleta de dados que sejam mais adequadas à natureza do tema.

Além disso, é preciso definir quais técnicas serão aplicadas para o registro e análise dos dados coletados.

Dependendo das técnicas de coleta e análise  dos dados, a pesquisa poderá adquirir a característica quantitativa ou qualitativa.

Todo o processo de planejamento e execução começa com a definição do tema do trabalho e do problema de pesquisa.

Uma vez que se tenha objetivos geral e específicos, deve-se iniciar o trabalho de revisão da literatura, onde é preciso buscar fontes de pesquisa que pautem sua investigação ao fornecer conceitos e informações já estudados sobre aquele tema.

Essa procura por referências teóricas se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, que pode envolver a pesquisa em livros, artigos, reportagens, documentos oficiais e trabalhos científicos, como teses e dissertações.

Todo o conteúdo encontrado ao longo desse levantamento teórico vai servir para contextualizar o problema de pesquisa e apontar lacunas que precisam ser preenchidas para se chegar aos objetivos do estudo.

Isso quer dizer que muitos dados que podem ser importantes para se atingir os objetivos do seu trabalho não são encontrados no levantamento teórico, onde entra a pesquisa de campo.

Técnicas de coleta de dados

A pesquisa de campo não prevê técnicas específicas para a coleta de dados, sendo que elas podem variar bastante de acordo com as necessidades do trabalho.

Ou seja, as técnicas utilizadas devem ser selecionadas e aplicadas conforme a natureza dos dados que precisam ser colhidos, sendo que essas técnicas podem se basear em métodos quantitativos ou qualitativos e algumas das mais utilizadas são observação, entrevista e questionário.

Etapas da Pesquisa de Campo

1. Pesquisa bibliográfica

Inicialmente, deve-se realizar uma pesquisa bibliográfica aprofundada, principalmente para conhecer melhor o seu objeto de pesquisa e os trabalhos já desenvolvidos na área.

2. Determinação da metodologia

Em parceria com seu grupo de pesquisa ou a pessoa que está te orientando, deve-se definir a metodologia para coleta e análise de dados.

3. Interpretação dos resultados

Um dos passos mais importantes é a análise dos dados coletados por meio do referencial teórico. Basicamente, o seu referencial deve explicar a sua realidade, ou, ao menos, tentar justificar.

4. Comunicação/divulgação

Ainda, tão importante quanto realizar uma boa  análise de qualidade, é fundamental que todos os resultados sejam divulgados. Seja por meio da apresentação do seu trabalho, ou a publicação em anais de eventos ou artigos em periódicos.

Perguntas para a pesquisa de campo

Além destes tópicos relacionados ao tema, fazem parte da estrutura de uma pesquisa de campo:

  • A população (o público-alvo) a ser estudado
  • O método pelo qual a escolha da amostra será obtida
  • O tipo da abordagem metodológica (se quantitativa, qualitativa ou mista)
  • Quais fenômenos serão estudados
  • Os métodos de medição das variáveis de interesse
  • Tendo claras estas definições, o pesquisador pode partir para a pesquisa propriamente dita. Para isso deve criar o formulário para pesquisa de campo e obter seus dados.

Junto da coleta, o pesquisador deverá fazer o levantamento bibliográfico e o desenvolvimento da fundamentação teórica necessária ao trabalho em questão.

>> Esse texto é um recorte do blog Mettzer, para saber mais acesse: https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-campo/