Para realizar o estudo de caso, é preciso saber escolher quais procedimentos adotar para se chegar ao objetivo da investigação.

Pensando a metodologia

Objeto de estudo

Em primeiro lugar, para realizar um estudo de caso, é preciso definir o que será estudado. Ou seja: é necessário escolher o objeto de pesquisa da área de interesse.

Se é um projeto de pesquisa na área de medicina, por exemplo, procure um caso clínico que se encaixe em suas pretensões de estudo. Ou, se é sobre inovação na área de administração, procure uma empresa que teve sucesso com ela.

Lembre-se que um estudo de caso deve explicar um fenômeno específico. E assim como todos os trabalhos acadêmicos, também deve ser sobre um assunto relevante.

Problema de pesquisa

Junto ao objeto de pesquisa, deve-se ter em vista o problema de pesquisa, que é a questão que será respondida com a pesquisa.

Para a estratégia de estudo de caso são mais prováveis as questões do tipo “como” e “por que”.

Referências bibliográficas

O estudo de caso não dispensa um referencial teórico. Então, é preciso apresentar uma bibliografia para o caso escolhido.

Caso você pretenda estudar sobre processos gerenciais em setores de recursos humanos no curso de psicologia, por exemplo, você deve estudar livros e pesquisas que sejam referências nessa área.

No final, não se esqueça de indicar de forma correta as referências bibliográficas de todas as fontes de pesquisa que você utilizou no seu trabalho.

Procedimentos

Além do mais, é preciso saber escolher quais procedimentos adotar para se chegar ao objetivo da investigação. Você deve responder às seguintes questões:

• Qual questão quero estudar?
  • Quais dados são relevantes?
  • Quais dados devo coletar?
  • Como analisar os resultados?

Essa é uma parte fundamental da elaboração do estudo de caso, pois essa abordagem não prescreve métodos rígidos de pesquisa para seguir.

Então, você tem a liberdade de escolher a metodologia de coleta de dados mais adequada à sua pesquisa.

Também deve-se selecionar quais serão as ferramentas de investigação. Afinal de contas, o estudo de caso não acontece totalmente dentro de uma biblioteca, mas também demanda uma pesquisa de campo.

Recursos importantes:

Deste modo, é preciso reunir recursos que serão importantes para a elaboração da pesquisa, tais como:

1. Obter acesso ao objeto do estudo;
  2. Selecionar entrevistados-chave;
  3. Desenvolver um procedimento para coleta de dados para análise de dados;
  4.  Estabelecer um cronograma claro com as atividades de pesquisa;
  5. Outros itens que podem ser necessários para o estudo de caso.

É importante registrar como foi a coleta de dados. Isso significa guardar a entrevista, descrever o local, fazer anotações sobre suas observações e percepções.

Análise de dados

Após coletar e analisar os dados, você terá as evidências do seu caso, que se constituem pelos resultados das análises.

As fontes de evidências são os documentos, registros, entrevistas, observação direta e os demais recursos que você considerar pertinentes para o estudo.

A partir das evidências , você poderá cruzar os resultados da sua investigação com as teorias que servem de fundamentação.

Assim, cria-se um cenário que você pode mostrar a aplicação prática de uma teoria e suas consequências, trazendo muito mais solidez para seu trabalho.

Caso o estudo de caso esteja apresentando um exemplo de sucesso, é preciso identificar os problemas que foram enfrentados e solucionados.

De todo modo, é importante ter em mente que o principal objetivo é gerar conhecimento sobre um fato, a partir de um problema.

E, como você já sabe, o estudo de caso é uma ótima técnica de pesquisa para explicar um contexto específico.

Seja como for, em todos os casos, lembre-se que as questões “como” e “por que” devem ser respondidas.

Tipos de estudos de caso

A partir do objetivo central, classifica-se os estudos de casos como exploratórios, descritivos ou explicativos.

De forma geral, a classificação parte do grau de familiaridade do tema e o quanto será aprofundado.

Exploratório

O estudo de caso exploratório tem o objetivo de conquistar maior familiaridade na compreensão de um fenômeno pouco ou nada estudado.

Então, desenvolve-se esse tipo de estudo em casos que não existem tantos dados e informações disponíveis.

Por exemplo, um estudo de caso de uma dissertação em uma comunidade indígena recém descoberta na Amazônia é um caso de estudo de caso exploratório.

Descritivo

O estudo de caso descritivo é aquele que descreve um fenômeno ou objeto de estudo bem definido e analisa a relação entre suas variáveis. O tipo de pesquisa descritiva mais popular é o case.

Em termos gerais, a finalidade do estudo de caso descritivo é descrever, com muitos detalhes, uma solução aplicada em algum contexto, dando abertura à compreensão de outros eventos.

Ao longo da descrição, o estudo permite responder às questões “como” e “por que”.

Também, existe certo destaque para os caminhos e as variáveis do processo.

Explicativo

O estudo de caso explicativo registra e analisa os fenômenos estudados. Mas, mais que isso: a preocupação central desse tipo de pesquisa é identificar e explicar fatores que contribuem para a ocorrência de determinados fenômenos.

É o tipo de pesquisa com maior aprofundamento, porque objetiva explicar a realidade.

Por exemplo, uma pesquisa de uma tese de doutorado em que se desenvolvem estudos explicar o motivo de faltar água em determinados bairros de uma cidade.

>> Esse texto é um recorte do blog Mettzer, para saber mais acesse: https://blog.mettzer.com/estudo-de-caso/