Um projeto de pesquisa de levantamento apresenta uma descrição de abordagem quantitativa ou numérica de tendências, atitudes ou opinião de uma população.

A partir dos resultados da amostra se faz a generalização ou afirmações sobre a população.

Um exemplo da metodologia na psicologia, é o questionário. A pesquisa de levantamento é usada para avaliar os pensamentos, opiniões e sentimentos das pessoas; os levantamentos podem ser específicos e de âmbito limitado ou mais globais em seus objetivos.

A pesquisa de levantamento é realizada através da técnica de amostragem.

As pesquisas de levantamento implicam, em geral, a construção de instrumentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas e formulários.

Tendo sido recolhidos os dados das amostras, passa-se à fase de sua interpretação, para a qual se elege determinado número de categorias, que servem para a classificação e tabulação das informações.

Para a análise dos cálculos estatísticos deve-se compreender: porcentagens, médias, moda, correlações, desvio-padrão e margem de erro.

Etapas da Pesquisa de Levantamento

Assim como todos os trabalhos de  pesquisa científica, as pesquisas de levantamento dependem de uma série de procedimentos metodológicos, desenvolvidos ao longo de várias etapas ou fases sequenciadas. São elas:

• Especificação dos objetivos;
  • Operacionalização dos conceitos das variáveis;
  • Elaboração do instrumento de coleta de dados;
  • Seleção da amostra;
  • Coleta e verificação dos dados;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Apresentação dos resultados.

Tipos de Amostras para pesquisa de levantamento

No que se refere à amostragem, existem dois tipos de amostras: as não probabilísticas ou intencionais e as probabilísticas ou estatísticas.

Amostras não Probabilísticas ou Intencionais

Estas seguem critérios de quem está pesquisando, como cotas ou julgamento. São intencionais, pois o critério de escolha é eleito pelo pesquisador.

Amostras Probabilísticas ou Estatísticas

Aqui todos os elementos da população devem ter as mesmas oportunidades de ser escolhidos, o que implica seleção aleatória dos informantes e eliminação de subjetividade da amostra.

Seleção da Amostra

Já para selecionar as amostras é necessário considerar algumas categorias.

Neste sentido, a população é o conjunto de pessoas que têm pelo menos uma característica comum. E como nem sempre é possível estudar todas as pessoas de um conjunto, elege-se uma amostra dessa população.

Já, teremos apenas uma amostra, quando o levantamento é realizado com parte do universo.

Então, a amostragem, na abordagem quantitativa, reduz as amostras, sintetizando os dados de forma numérica, tabulando-os.

Nesse caso, por meio de procedimentos estatísticos, toma-se como objeto de investigação uma amostra escolhida pela sua representatividade, por ser significativa.

Assim, por meio de estudos estatísticos probabilísticos, as respostas proporcionadas por determinada amostra são estendidas para toda a população, sempre considerando uma margem de erro, maior ou menor.

Critérios para constituição da amostragem

• Definição da população;
  • Contexto da amostra;
  • Método utilizado para a constituição da amostra;
  • Tamanho da amostra;
  • Execução do processo.

Coleta de dados na Pesquisa de Levantamento

Para tanto, os dados são coletados diretamente dos informantes, que respondem às perguntas que são, em geral, realizadas com base em um questionário previamente preparado.

Esses dados podem ser colhidos de uma população em determinado lugar e momento (levantamento interseccional), ou ser constituídos de estudos de tendência, estudos de coorte ou de painel, ao longo do tempo e, assim, explicar as mudanças que ocorrem durante aquele tempo.

Vantagens da Pesquisa de Levantamento

As vantagens das pesquisas de levantamentos são o conhecimento direto da realidade, e economia, a rapidez e a quantificação (os dados obtidos pelos levantamentos podem ser agrupados em tabelas e permitem análises estatísticas).

Por serem dados obtidos mediante interrogação, obtém-se um conhecimento direto da realidade.

Além disso, os dados, que podem ser obtidos com rapidez e custos relativamente baixos, possibilitam seu levantamento mediante procedimentos estatísticos. E quando são obtidos com base em amostras selecionadas por critérios probabilísticos, possibilitam até mesmo a avaliação da margem de erro de seus resultados.

Desvantagens da pesquisa de levantamento

A desvantagem da pesquisa de levantamento é que ela é apenas descritiva.

Porém, algumas vezes é justamente isto que queremos: descrever um grupo de indivíduos para conhecer sua demanda, seus problemas, etc.

Por exemplo, quando se quer organizar o ambulatório de um hospital psiquiátrico e planejar os tipos de serviços à oferecer e tipos de profissionais à contratar, é importante fazer inicialmente um levantamento dos problemas dos pacientes que frequentam este ambulatório, ou seja, suas queixas principais, seus diagnósticos, assim como suas características sócio-demográficas e suas condições de vida.

Esta informação basta como base para planejar e organizar o serviço.

Neste caso, não estamos interessados em identificar relações causais, queremos apenas descrever nossa clientela. A pesquisa de levantamento é o mais indicado para este caso.

Entretanto, se a pesquisa de levantamento procurar também levantar os determinantes de um fenômeno, aí ela se torna muito limitada porque é um método impreciso para este fim.

Neste caso, também aqui não podemos ter certeza da relação entre duas variáveis e nem da direção desta relação. Nossas conclusões serão apenas aproximativas.

>> Esse texto é um recorte do blog Mettzer, para saber mais acesse: https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-levantamento/