Alguém Cantando (2020)

Traz em sua essência o desejo de promover e fortalecer a prática do canto e a compartilhar saberes diversos voltado à técnica vocal e suas especificidades. O “Alguém Cantando” busca interagir com artistas cantores convidados e tem como pilares norteadores, a apreciação musical, interação musical e técnica vocal. Acontece de forma online pelo perfil do instagram @petmusufca e presencialmente com as edições do Karaokê e oficinas.

 

Cine PET (2019)

É um projeto que tem como intuito proporcionar um momento de descontração e debate através da exibição de filmes, séries e documentários com temáticas musicais na Universidade Federal do Cariri.
Na sua versão digital recebe o título de “Sofá, Cinema & Música”, trazendo dicas cinematográficas. As postagens estão disponiveis no perfil do instagram do PET Música UFCA e publicados aqui no site. Confira as dicas de filmes, séries e documentários no nosso blog.

 

MusiCariri (2020)

Dialoga com a dimensão da extensão e cultura e busca a compilação, organização e divulgação dos trabalhos musicais dos artistas da região do Cariri cearense. Foi criado uma plataforma para servir de vitrine a trabalhos audiovisuais, reunindo todos os trabalhos caririenses num ambiente virtual intuitivo e de acesso gratuito, organizando os artistas por categorias (como origem, estilo e data de gravação) para facilitar a busca e agrupamento dos trabalhos.

 

Festival de Música: Musicariri (2020)

É um evento de promoção de um espaço de prática, produção e divulgação musical dos artistas da cena musical caririense. A ideia é evidenciar grupos instrumentais, compositores e performers vocais da região. O evento faz o resgate cultural dos antigos festivais de música que aconteciam na comunidade do Cariri, tornando possível a movimentação e integração da população com o universo cultural desenvolvido pelos músicos da região.

 

Catálogo didático musical (2021)

O projeto foi pensado como um meio facilitador para o processo de musicalização e tem por  finalidade, auxiliar os ingressos no curso de Licenciatura em Música da UFCA, a se nortearem e adquirirem um bom desempenho nas disciplinas didáticas oferecidas pelo o curso, tal como, expandir para  educadores e o público em geral que possui interesse na área. Produz materiais didáticos musicais e dicas de atividades da mesma linha, de modo prático e acessível por meio de vídeos e tutoriais breves em seu perfil no Instagram @catalogo_didatico.

 

Grupo de estudos: Teoria Musical (2023)

Atua como um suporte ao ensino, e é destinado a estudantes que enfrentam dificuldades relacionadas à Teoria Musical.  O grupo oferece a oportunidade de desenvolver aspectos essenciais da música, como leitura e escrita musical, notação, figuras rítmicas e interpretação de elementos melódicos e harmônicos. As sessões de estudo ocorrem semanalmente, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas, aprimorem sua percepção musical e melhorem sua compreensão da linguagem musical, tanto por meio de instruções teóricas quanto práticas, utilizando métodos acessíveis.

 

Oficina Banda Escola (2023) 

O projeto de extensão tem como objetivo fornecer suporte teórico e prático por meio de oficinas, visando ajudar os iniciantes das bandas de música na região do Cariri a superar desafios técnicos e progredir de maneira estruturada em seus estudos. Visa criar oportunidades de aprimoramento técnico ajudando a identificar as dificuldades técnicas enfrentadas  e fornecer as ferramentas necessárias para resolvê-las. Além disso, busca orientar a organização de seus estudos diários e abordar conceitos fundamentais para a prática em conjunto, com o objetivo de melhorar a qualidade sonora do grupo.

Trivia Musical: Quiz PET (2020) 

Buscando trazer temáticas informativas do mundo musical, o Quiz atua, principalmente, pelos stories do @petmusufca e tem como proposta usar as ferramentas oferecidas pelo Instagram para criar um ambiente de maior interação, tanto com a comunidade acadêmica do curso de Música da Universidade Federal do Cariri quanto o público geral, por meio de pequenos testes e curiosidades musicais para a aquisição de conhecimentos, assim como proporcionar uma avaliação das capacidades pessoais em um ambiente mais descontraído.

Música no Campus (2014)

O Música no Campus é um projeto que visa integrar a universidade e a cultura regional. Pretende levar música ao vivo para o campus, criar espaços de apreciação musical, incentivar a prática musical dos alunos e realizar eventos musicais mensais. Busca, também, dar visibilidade ao curso e oferecer um evento de qualidade para a comunidade acadêmica.