Os trabalhos científicos fazem parte da rotina de todo estudante da graduação. Sendo os mais frequentes: fichamento, resenha, resumo, relatório, pôster, projeto de pesquisa, artigo cientifico e o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou monografia.

E vamos falar sobre cada um deles ao longo das nossas publicações. Hoje vamos focar no fichamento.

Fichamento

O fichamento é uma das melhores ferramentas que o estudante dispõe para realizar, por exemplo, a construção de um referencial teórico de um projeto de pesquisa, artigo e TCC; ou até mesmo para ajudar a fixar melhor uma temática que precisa ser apresentada em um seminário. Enfim, são muitas possibilidades.

Tem como principal característica a organização das ideias essenciais de uma obra a partir da transcrição do mesmo em fichas.

Possui, basicamente, três formatos: citação, bibliográfica e resumo/conteúdo.

Fichamento de Citação

Este modelo é literalmente copiar e colar um determinado trecho da obra. Aqui se destaca os pontos mais relevantes do que se está lendo. Por exemplo:

Fonte: do autor

Aqui é legal, descrever a fonte no início do fichamento, colocando nome do autor, obra, tipo (tese, dissertação, livro, etc.), editora, local, data e páginas.

Se o fichamento for de alguma obra em língua estrangeira, além da citação original, o autor deverá colocar a tradução do trecho referido:

“Understanding whether gamification is effective is also a pertinent practical issue. (…) Thus, empirical results on the effectiveness of gamification are in demand”  (HAMARI, KOIVISTO, SARSA, 2014, p. 3025-3026).

Tradução: “Entender se a gamificação é eficaz é também uma questão prática pertinente. (…) Portanto, resultados empíricos sobre a eficácia da gamificação são necessários” (HAMARI, KOIVISTO, SARSA, 2014, p. 3025-3026).

Não existe um padrão específico para fichamentos, ficando à critério de quem faz. Porém alguns professores pedem ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), neste caso, refere-se tanto à formatação (que vamos falar mais adiante) quanto a NBR 10520, norma reguladora das citações.

>> Eis algumas dicas para não errar na hora:

> Quando a citação não for retirada no início de uma frase, ela deve vir acompanhada inicialmente por aspas, parêntese e reticências, deste modo: “(…), o mesmo ocorre quando a ideia do leitor finaliza antes que a do autor.

Por exemplo: “(…) as regras (…) tratam-se do conjunto de mecânicas que o usuário precisará seguir para atingir a meta (…) (TONÉIS, 2017, p.50).

> Após transcrever o trecho e fechar as aspas, deve-se abrir parêntese e escrever em caixa alta o sobrenome do autor, data e a página, caso não haja numeração, adiciona-se (n/p) não paginada, e finaliza com um ponto.

> Ao fichar uma citação para utilizar em um trabalho, é importante observar o contexto no qual irá inserir, pois a mudança de cenário com relação ao trabalho e a obra original pode ser contabilizada negativamente pelo avaliador.

Esse cuidado é importante, para não correr o risco de errar na hora de citar, pois, a depender, do trabalho pode haver a perca severa de pontos ou até mesmo caracterizar plágio (no melhor dos cenários você só perde o trabalho todo, prejudicando sua nota final). Portanto, se pintou dúvida, corre na NBR 10520.

Fichamento Bibliográfico

Neste modelo é descrição das ideias centrais do texto em tópicos, ou seja, escrever de maneira objetiva a partir de tópicos as ideias transmitidas pelo autor. É a chamada citação indireta, que como diz o outro, é “copiar só que com outras palavras”.

Fonte: do autor

Fonte: do autor

Esse tipo de fichamento, permite a inserção direta no texto. Por exemplo, se você está construindo um referencial teórico esse modelo permite que você copie o seu fichamento direto no texto, pois ele já foi transformado em citação indireta.

Mas, atenção, assim como o fichamento de citação, as normas das citações também são aplicadas aqui.

Fichamento de Resumo ou de Conteúdo

Este tipo de fichamento é uma síntese das informações e ideias mais relevantes do texto, de modo que transmita a interpretação pessoal no decorrer do conteúdo.

Nessa formatação, as ideias são distribuídas em grupos:

1. Resumo: Fazer uma sintetização do conteúdo abordado respeitando as especificidades de cada capítulo, sendo livre para adicionar ou não uma pesquisa sobre o autor.

2. Citação: Inserir diretamente ou indiretamente transcrições selecionadas pertinentes.

3. Comentários/ considerações: Argumentar com base nas pesquisas, afim de expor sua compreensão acerca do conteúdo, podendo buscar fontes de embasamento em outras obras.

Fonte: do autor

Então quando o professor pede fichamento seguindo a ABNT é só para as citações?

E para as referências. Como existe muitos tipos de trabalhos e formatos, a norma que regulariza é a NBR 6023. Vale a pena guardá-la sempre perto para consulta.

Assim como a formatação básica do documento:

>> Tamanho A4

>> Margens: Superior 3cm, esquerda 3cm, inferior 2 cm, direta 2 cm.

>> Fonte: 12 para todo o documento, podendo ser Arial ou Times New Roman

>> Citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e de tabelas. devem aparecer em tamanho menor e uniforme.

>> Espaçamento: 1,5 entre linhas para o trabalho; nas referências o espaçamento é simples (1,0) e separadas entre si por um espaçamento duplo.

>> Texto justificado.

.

Fonte: TUMELERO, Naína. Saiba como fazer fichamentos para facilitar seu TCC. Blog Mettzer. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/como-fazer-fichamento/ Acesso em: 05 jul. 2021.