Fundamentalmente, são necessárias três etapas para a realização de uma boa pesquisa documental, quais sejam: a pré-análise, a organização do material e análise dos dados coletados, veja:

1. Pré-análise

Primeiramente, na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados.

Neste sentido, é possível nessa etapa elaborar hipóteses a serem confirmadas ou descartadas ao longo da pesquisa.

Algumas das principais ações principais desta análise são: traçar objetivos, elaborar o plano de trabalho, identificar fontes de dados e formular hipóteses a serem confirmadas ou rejeitadas ao final do trabalho.

2. Organização do Material

Essa fase visa facilitar a interpretação dos dados, em especial, quando o volume de informações for alto.

Nesse momento, é interessante definir categorias que sejam pertinentes aos objetivos do trabalho e até mesmo criar fichas documentais para registrar as constatações sobre cada material analisado.

Para tanto, deve-se pensar em:

  • Colher a bibliografia para análise: classificação e numeração de cada unidade de acordo com os critérios definidos no projeto
  • Fichamentos para reunir informações sobre o documento, como o conteúdo relevante e onde poderá ser encontrado

3. Tratamento dos dados

Ao final da pesquisa, já com as fontes organizadas e classificadas, é o momento de fazer a análise das informações.

Neste sentido, as interpretações dos dados irão confirmar ou rejeitar as hipóteses definidas e contribuir para a solução do problema de pesquisa.

Assim, deve-se analisar cada um dos materiais, fazer inferências comparando com informações comprovadamente verdadeiras para realizar a interpretação das análises e extrair conclusões de forma lógica.


>> Esse texto é um recorte do blog Mettzer, para saber mais acesse: https://blog.mettzer.com/pesquisa-documental/