Olá! Com certeza em todos esses anos nessa instituição vital (que é a escola/faculdade) você já dever ter apresentado (pelo menos) um seminário? Atentou-se para cada etapa de sua elaboração? Huummmm. Se ficou em dúvida quanto a última pergunta, continue por aqui, pois hoje iremos abordar um pouco dessa temática.
Esse tipo de estudo consiste em uma pesquisa acompanhada de apresentação, discussão e debate de um conteúdo específico que tem por objetivo pesquisar e compartilhar com a classe os conhecimentos adquiridos. Geralmente, sua elaboração ocorre em equipe, que pode variar entre 4 a 12 integrantes, entretanto, é permitido apresentar individualmente.
Os seminários são apresentados no horário da aula, e podem durar entre 20 a 60 minutos, por equipe. Sua construção ocorre por meio de alguns passos:
1 FONTES
Elas dão origem aos assuntos que serão abordados nas apresentações, podendo ser: temas recorrentes na disciplina que necessitem de um aprofundamento, conteúdos complementares, novos assuntos, temáticas atuais, específicas, entre outras que o professor julgue necessário.
2 COMPONENTES
Trata-se de funções estabelecidas para melhor organização do grupo, no caso:
a) Coordenador: O que propõe os temas, apresenta as equipes e sintetiza as considerações do trabalho ao final da apresentação. Normalmente, esta função fica a cargo do professor.
b) Organizador: É responsável por coordenar o grupo de participantes, dividindo funções e agendando reuniões, conhecido também líder de equipe.
c) Relator/ Relatores: Encarregado de apresentar a pesquisa e seus resultados à classe. É feito uma subdivisão do tema em tópicos para que todos apresentem uma parte.
d) Secretário: Trata-se da pessoa encarregada de anotar as considerações parciais e finais das apresentações. Essa função pode ser executada pelo professor, organizador ou aluno designado.
e) Comentador: Um estudante ou grupo que realiza críticas sobre o conteúdo a fim de aprofundar a discussão do mesmo. A adesão desse componente fica a cargo do coordenador dos trabalhos.
f) Debatedores: É referente a classe como um todo. Após o encerramento da apresentação é aberto um espaço para as colocações, perguntas e objeções sobre a temática, aberto para quem quiser participar.
3 ETAPAS
Consiste na elaboração técnica do seminário:
1 – Formação das equipes, escolha dos temas e referências biográficas apresentadas pelo o coordenador.
2 – Divisão da temática em tópicos, análise dos materiais e síntese.
3 – Organização estrutural da apresentação:
– Introdução: Apresentação do tema, objetivo e tópicos a partir de uma linguagem objetiva e concisa.
– Desenvolvimento: Exposição do conteúdo de forma sequencial, evitando os títulos e subtítulos das obras utilizadas, sendo discorrida por meio de explicações, discussões e demonstrações.
– Conclusão: Através da linguagem pessoal e objetiva. Deve ser feito um resumo das contribuições da equipe.
– Bibliografia: Apresentação das obras e qualificações dos autores utilizados como base .
Para finalizar, é essencial que o grupo discuta e revise os assuntos de maneira sequencial, a partir da construção de um roteiro. Este, deve conter um plano de apresentação com a elaboração do trabalho, ordem de fala (interligando um tópico ao outro), e gerenciamento do tempo.
Depois de acompanhar essas técnicas, o estudante estará apto a construir e apresentar um seminário.
Fonte: LAKATOS, Maria Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5º edição. São Paulo: Editora Atlas. 2003.
Gostou do post informativo? Pois salva ele para quando precisar para não perder nada.