O resumo, dentro do contexto acadêmico, pode ser utilizado de duas formas: como um método de estudo, solicitado pelos professores e uma síntese que apresenta um trabalho científico, como o artigo.

O resumo possui uma construção simples, tendo em vista que, ele aborda de modo breve somente as ideias centrais do texto, sem precisar tecer comentários ou críticas pessoais sobre a obra.

Sua elaboração se dá na terceira pessoa do singular, considerando o uso de frases diretas e objetivas. Estruturando-se em : Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução: Discorrer, brevemente, sobre o tema e partes constituintes , além de apresentar o objetivo do texto.

Desenvolvimento: Aborda todas as ideias do tema de maneira sintetizada atentando-se para o uso da linguagem impessoal.

Conclusão: Síntese da temática desenvolvida, sem comentários ou julgamentos de valor. Verbo na voz ativa ativa e na terceira pessoa do singular.

Como Resumir

Após a leitura do texto, recomenda-se a criação de um esboço buscando responder duas questões:
1) Do que trata o texto?
2) O que pretende demonstrar?

Essas questões irão te auxiliar a encontrar com mais facilidade a ideia principal e o objetivo do texto.

Em seguida, procura-se descobrir as partes estruturantes do texto, que servem de explicação e discussão, distinguindo a ordem em que aparecem.

Tipos de Resumo

Resumo indicativo ou descritivo: Esse tipo de resumo não deve ultrapassar 20 linhas. Apesar de não dispensar a leitura integral da obra, ele é considerado um resumo de referência, já que sua função é apenas descrever o caráter da obra e seus objetivos. Ele deve ser conciso, preciso e nítido. Utiliza frases curtas, correspondentes a um elemento importante do texto.

Resumo informativo ou analítico: Esse modelo consiste na redução de 1/3 ou 1/4 do texto original. Nele não deve conter explicações extensas, gráficos ou citações, a ordem dos tópicos também, não deve ser alteradas. Deve-se ressaltar os objetivos, os métodos e técnicas, resultados e conclusões. É interessante, construí-lo com linguagem pessoal, mas cuidado para não adicionar comentários pessoais e críticos.

Resumo crítico: Nessa proposta, também deve ser apresentada as ideias de maneira sintetizadas, sem o uso de citações. É permitido tecer comentários e críticas a respeito da obra, referente aos aspectos metodológicos, da técnica de apresentação das ideia e do desenvolvimento da lógica.

Resumo técnico de trabalho científico: Deve ser discorrido em um único parágrafo, que consista na apresentação do conteúdo de teor cientifico. Tendo por finalidade, a transmissão de uma ideia completa do trabalho. Também, deve ser evitada citações, gráficos, tabelas e afins.

Deve conter:
– a natureza do trabalho
– os objetivos
– o referencial teórico
– a metodologia
– a conclusão

O resumo deve ser redigido seguindo a NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Em relação à sua extensão:

  • Para os relatórios técnico-científicos, devem conter de 150 a 500 palavras.
    • Artigos de periódicos devem conter de 100 a 250 palavras.
  • Para os resumos com indicações breves devem ter de 50 a 100 palavras
  • Os resumos críticos não possuem limite de palavras

Considerando a compreensão de todos os pontos apresentados, o escritor estará apto a conhecer novos formatos de trabalhos como o relatório, tema da próxima semana.

.

Fontes: LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. [p. 68 – 74]

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [p. 146 – 149]