Olá, você já precisou fazer um pôster para apresentar em algum evento, seja uma feira acadêmica, simpósio, seminário ou congresso, e teve dúvida de como elaborar e distribuir as informações nele? Então continue acompanhando, pois hoje abordaremos esse tema.

Esse tipo de construção científica tem por objetivo expor ou divulgar de maneira sintetizada os resultados de uma pesquisa original, seja ela concluída ou em andamento.

O formato caracteriza-se por representação visual, geralmente em lonas ou plásticos com dimensões de 90 x 60 cm ou 90 x 120 cm. Por meio dela são expostas informações do trabalho com imagens, gráficos e/ou tabelas, e um breve texto de no máximo 800 palavras.

Por se tratar de um trabalho visual e de síntese, sua escrita tem que ser clara e objetiva, fazendo com que o público seja capaz de ler e compreender o conteúdo em pouco tempo (entre 5 a 10 minutos).

Sua elaboração deve seguir os pré-requisitos do evento/ instituição na qual o trabalho foi submetido. Devendo estar atento às normas da ABNT, caso seja solicitado.

Um pôster se divide, basicamente, em três elementos: pré-textual, textual e pós-textual.

1 – Pré-textual:

– Título do evento ou instituição de ensino

– Título e subtítulo (caso haja) – Ele deve ser atrativo, preciso e sucinto, devendo ser discorrido em uma ou duas linhas.

– Nome(s) do(s) autor(es), titulação máxima e afiliação institucional de cada um.

– Nome dos orientadores (caso seja pedido).

2 -Textual:

As seções devem ser escritas especificamente em caixa alta :

INTRODUÇÃO: Nela deve ser apresentado o problema dentro do contexto da pesquisa, a literatura utilizada como base, a apresentação do trabalho e a hipótese levantada. Contudo, todas as informações devem ser expostas o mais breve possível, podendo ser adicionadas foto, ilustração e ou imagens que auxiliem na explicação da problemática.

MATERIAIS E MÉTODOS: Deve-se apresentar as ferramentas e procedimentos utilizados na elaboração do trabalho, podendo ser exposto através de texto, tabelas, gráficos e ilustrações.

Texto: A fonte deve ser o mais legível possível, e o espaçamento e o tamanho da fonte deve ser o mesmo para todo o texto do pôster.

Tabelas, gráficos e imagens: Sempre que adicionar um deles, é necessário que sejam acompanhados com legenda e título, pois ajuda o público a se situar quanto ao assunto abordado e a etapa. Uma boa resolução e cores neutras são interessantes para se obter uma melhor visibilidade, tendo em vista que o mesmo deve ser legível e compreensível à uma boa distância. Ao organizar gráficos, tenha em mente a sua finalidade, isso auxiliará na escolha do modelo mais apropriado para proposta.

RESULTADOS: Aqui será apresentado o campo de pesquisa onde o experimento atuou, em seguida, destaca-se os aspectos qualitativos e quantitativos da pesquisa, fazendo a análise dos dados a partir do segundo parágrafo, podendo dispor de imagens que sustentem a hipótese apresentada.

CONCLUSÃO: Nesse ponto, se apresenta a importância da pesquisa desenvolvida, ademais, a novas etapas ou possíveis pesquisas futuras.

3- Pós- textuais:

Referências: Escolher os mais relevantes e expor no máximo 5 fontes do trabalho escrito. Deve-se atentar a ordem dos autores e a adição dos direitos de imagem (caso não seja autoral).

Informações extras: Utilizando-se de aproximadamente 20 palavras, esse espaço é reservado para adicionar informações como: e-mail, URL de download de PDF ou sites que possam trazer informações adicionais sobre o conteúdo.

A partir dessas informações o pesquisador estará apto à elaboração de um pôster científico. Passando assim para outras etapas, podendo aprender a organizar trabalhos em grupos, tema do nosso próximo post.

Exemplo

Modelo via canva

O site Canva.com possui ótimos templates que pode ser utilizados na criação do seu pôster, caso a instituição não possua um modelo específico. Basta digitar: cartaz para pesquisa científica

.
Fonte: EVEN3. Pôster científico: dicas imperdíveis para você montar o seu. Even3 Blog. Disponível em: https://blog.even3.com.br/dicas-para-montar-poster/ Acesso em: 20 ago. 2021

Gostou do post informativo? Pois salva para não perder. Até a próxima!!