Embasamento teórico é uma parte essencial de qualquer trabalho acadêmico, incluindo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ele consiste na revisão e discussão das pesquisas feitas por outros autores sobre o tema que você está abordando.

Aqui estão algumas etapas para escrever um embasamento teórico consistente:

  1. Delimite a Metodologia da Sua Pesquisa:
    • Antes de começar a pesquisa, defina claramente o escopo do seu trabalho. Isso ajudará a direcionar sua busca por fontes relevantes.
  2. Pesquise em Fontes Confiáveis:
    • Explore artigos científicos, livros e outras fontes acadêmicas. Priorize materiais confiáveis e atualizados.
  3. Utilize Fichamentos:
    • Faça anotações organizadas das informações relevantes encontradas nas fontes. Isso facilitará a referência posterior.
  4. Contextualize Sua Pesquisa:
    • Introduza o tema e explique sua relevância. Mostre como ele se enquadra no contexto acadêmico.
  5. Evite Rebuscamentos e Complexidades Excessivas:
    • Seja claro e objetivo. Evite jargões desnecessários ou linguagem excessivamente técnica.
  6. Atenha-se às Normas da ABNT:
    • Siga as diretrizes de formatação e citação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  7. Evite Informações Irrelevantes ou Não Construtivas:
    • Selecione apenas as informações que contribuem diretamente para o seu argumento.

Abaixo, apresento algumas perspectivas e referências relevantes na área da educação musical.:

  1. Referenciais Teóricos em Periódicos Nacionais (2000-2010):
    • Um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás identificou as concepções que fundamentam o pensamento vigente em publicações de periódicos nacionais sobre educação musical na educação básica. O pensamento complexo de Edgar Morin e os conceitos de linguagem de Mikhail Bakhtin complementam o referencial teórico dessa pesquisa1.
  2. Aprendizagem Significativa e Mente Incorporada:
    • A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o paradigma da mente incorporada da ciência cognitiva oferecem bases sólidas para uma concepção de educação musical na dança, centrada na corporalidade2.
  3. Psicomotricidade na Educação Musical:
    • Autores como Fonseca, Alves e Loureiro fundamentam o uso funcional da psicomotricidade na escola básica, especialmente no contexto da educação musical3.
  4. Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky:
    • Pesquisas têm explorado a aplicação dos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky na educação musical. Essa abordagem considera a música como uma atividade educativa integrada à unidade educação4.

O embasamento teórico é essencial para orientar práticas pedagógicas eficazes na educação musical. Essas referências oferecem percepções valiosas para profissionais e pesquisadores interessados em aprimorar o ensino e a compreensão da música.

Lembre-se de que o embasamento teórico garante a qualidade científica do seu trabalho. Boa pesquisa! 📚🔍

Fontes:
1. AMUI, G. A.; GUIMARÃES, F. A. DO N.. Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010. Per Musi, n. 34, p. 89–112, maio 2016.
2. FARIA, Sueli Mayerle. Musicalizar o corpo, corporalizar a música: contribuições do enativismo e da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Educação Musical dos bailarinos. Anais do SIMPOM, v. 3, 2014. Disponível em: https://seer.unirio.br/simpom/article/view/4580. Acesso em: 3 jul. 2024
3. LOURO, Viviane Santos. CONCEITOS DE PSICOMOTRICIDADE E O ENSINO DE MÚSICA. Música na Educação Básica[S. l.], v. 9, n. 10/11, 2019. Disponível em: https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/201. Acesso em: 3 jul. 2024.
4. GONÇALVES, A. C. A. B.; PEDERIVA, P. L. M.. A UNIDADE EDUCAÇÃO-MÚSICA: EDUCAÇÃO MUSICAL NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Cadernos CEDES, v. 39, n. 107, p. 19–30, jan. 2019.

Referências:
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.