O Sofá, Cinema & Música tem o orgulho de apresentar mais uma dica semanal para você desfrutar nessa quarentena. Essa semana iremos falar de um documentário da Netflix sobre o celebrado empresário Clarence Avant: O Pai da Black Music. .

Em cerca de 2 horas de filme, o diretor Reginald Hudlin conta a história do homem responsável por “colocar a cultura negra dos EUA no mapa”. Para isso, utiliza entrevistas com o próprio Clarence, além de figuras influentes como os políticos Barack Obama e Bill Clinton, Snoop Dogg, Jamie Foxx, Sean Combs, Quincy Jones, entre outros expoentes da black music.

A vida de Clarence Avant, mentor de diversos ídolos do mundo do entretimento e da política. Ele começou a carreira como empresário do pianista e compositor Lalo Schifrin, e, logo depois, fundou duas gravadoras independentes, produzindo eventos especiais e levantando fundos para as campanhas de políticos democratas. Hoje, aos 88 anos, se consolidou como um dos maiores nomes do empreendedorismo negro.

Para a trilha sonora do documentário, Pharrell Williams escreveu uma música inédita, batizada de “Letter to My Godfather” (ouça abaixo), em homenagem a Clarence, chamado de “O Poderoso Chefão” nos EUA. Essa comparação não é para menos. Afinal, ele revelou e aconselhou a carreira de muitos ídolos da música, cinema, TV e da política. Todos tinham em comum o fato de serem negros, o que faz dele, além de um empresário, um importante ativista político.

A influência de Clarence também esteve presente em grandes estúdios de Hollywood. Ele foi responsável por convencer muitos produtores racistas a escalar atores e diretores negros para filmes e séries de TV americanas. No início de sua carreira, no entanto, ele “apenas” empresariava músicos e tocava sua própria gravadora, a Sussex Records, baseada em Los Angeles.

Para saber mais, assista ao documentário “O Pai da Black Music” na Netfllix!
Se você já assistiu ao documentário deixa aí nos comentários suas impressões. Se você ainda vai assistir, volta aqui e diz o que achou. Seus comentários são importantes para nós! Até a próxima dica do Sofá, Cinema & Música


Escrito por:

e205ac8f-7007-4404-8fdd-b9b3d58e89e1

Marcus Aurelius Freire, estudante do curso de Licenciatura em Música da UFCA, pianista, petiano desde 2018.