Levanta a mão quem nunca participou de um trabalho em equipe, nem que fosse apenas para segurar a cartolina. A ideia do trabalho em grupo é uma forma de promover a aprendizagem, além de estimular a interação entre os participantes.

“A equipe de trabalho é um grupo que interage numa relação produtiva onde a diversidade de pontos de vista é encarada como elemento enriquecedor” (GOMES, POZZEBON, 1989)

Para que haja um bom desenvolvimento em um trabalho realizado de forma coletiva, é necessário levar em consideração alguns aspectos:

1 Motivo: Circunstâncias que leve à sua elaboração. Pode ser um debate, uma pesquisa, um estudo de texto, entre outras possibilidades.

2 Entrosamento: Trata-se da afinidade e disposição dos integrantes acerca do propósito.

3 Disponibilidade: Refere-se ao tempo reservado para a execução das atividades e local de reunião. 

4 Planejamento: Organização e distribuição de funções. Para que haja uma boa fruição da ação do grupo algumas funções possam ser desempenhadas por parte dos integrantes, como a de:

Coordenador: Responsável por mediar o grupo, esclarecendo como deve ser feito e realizando as divisões de tarefas para cada integrante.

Relator: Encarregado de registrar e organizar os encaminhamentos e decisões do grupo, assim como unificar as partes que foram preparadas separadamente pelos outros integrantes, se houver apresentação escrita.

Avaliador: O que analisa a eficácia da forma escolhida para o trabalho e o relacionamento do grupo, compreendendo o que deu certo e o que pode ser melhorado. É um trabalho que todos devem realizar, porém pode ser designado a um único integrante.

É interessante que haja uma rotatividade das funções, permitindo a aprendizagem não só dos conteúdos, mas também da produção deste conteúdo. Assim como, a valorização e o aproveitamento das qualidades de cada integrante, de forma democrática e respeitosa.

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O número um entre as dinâmicas de grupo está o seminário (falaremos sobre ele em um post único), mas outras técnicas podem ser aplicadas com a mesma eficiência. 

Painel

Tem por objetivo, a apresentação de um quadro de análises e informações, complementar ou oposta sobre o assunto. Podendo ser expostas de três maneiras:

1 Painel de especialista:  Feito através de expositores, no qual servem como base para um debate, sendo executado com o auxílio de um mediador.  

2 Painel de interrogação: Ocorre por meio de uma roda de conversa entre especialistas (professores, pesquisadores, convidados e estudantes que compreendem o tema).

3. Painel de exposição: Desenvolvido com dois especialistas ou duas equipes, que abordam pontos divergentes e debatem entre si. 

Fórum

Sua finalidade  é promover a exposição de um estudioso da área a um grupo de participantes, de modo que haja qualidade no que se refere ao aproveitamento e ao tempo. Primeiro há a palestra e depois é aberto espaço para questionamentos, se houver vários são escolhidos os mais relevantes.

Simpósio

Este formato é bastante utilizado em congressos, seu foco está no aprofundamento de um estudo sobre um tema ou problema e suas diversas questões. Deste modo, cada grupo fala sobre um eixo específico de maneira profunda, ao final, é aberto espaço para debate.  

Estudo de caso

Serve para desenvolver a capacidade de analisar uma situação (real ou hipotética), aplicando os conhecimentos aprendidos. Pode ser realizada pela exposição de um filme (ou apenas um trecho), um relato, uma dramatização, observação in loco, com a finalidade de provocar a reflexão dos alunos. 

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Ao escolher a dinâmica de grupo, é preciso estar atento para o objetivo, pois técnicas distintas contemplam necessidades distintas.

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Fonte: GOMES, Paulo de Tarso; POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. Técnicas de dinâmicas em grupo. In: CARVALHO, Maria Cecília M. De . Construindo o Saber- Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 2º ed., Campinas – SP: Papirus, 1989.

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