Olá, você se recorda do nosso posts anterior, na qual contemplamos as estratégias de leitura? Se não, clica aqui para relembrar, porque hoje iremos falar um pouco sobre a escrita.

Para se escrever bem um texto acadêmico, além de toda uma estrutura de leitura, é necessário uma distribuição metódica e compreensível das ideias, no qual deve ser distribuídas no decorrer do texto.

Tendo em vista a organização dessa disposição de maneira simples, o redator deve se atentar para alguns pontos:

1)_ Para quem irá escrever: Um professor de uma disciplina; um evento; uma banca avaliadora…?
2)_ O que será escrito: Uma dissertação; resenha; resumo crítico; tese, etc.?
3)_ Como escrever: Qual a estrutura utilizada para a escrita do texto?

Ao organizar esses três pontos, deve-se ter em mente que a escrita é um processo, e que para chegar no resultado final antes é necessário:

1) Revisão de literatura

– Gerar ideias através de pesquisas feitas dentro da temática/ objetivo.
– Seleciona-las por meio do levantamento de dados; elaboração do problema e construção de hipóteses.
– Organiza-las por meio de uma sequência lógica dos fatos.

2) Esboço/ rascunho

– Traduzi-las em linguagens, ou seja, iniciação do rascunho. É nessa parte que é feito o esboço e neles são adicionados os dados; a problemática e a defesa de possíveis soluções e/ou direcionamentos.
– Revisão da escrita: Deve ocorrer se possível por outra pessoa, para saber se a escrita está coerente. Em seguida o redator deve revisar atentando para as questões abordadas de quem revisou, sendo livre para reorganizar ou acrescentar novas ideias.
– Correção gramatical: Deve-se da preferência a correção de outrem, caso seja não seja possível, é interessante que essa correção seja feita outro dia.

3) Redação final

Aqui o texto será redigido adicionando todas as sugestões, correções e alterações passadas.

A partir da compreensão e execução desse tópicos, o redator estará apto a ver alguns tipos de escrita acadêmica , no qual serão abordados nas próximas semanas.

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Fonte: FAULSTICH, Enilde L. de J. Como Ler, Entender e Redigir Um Texto. 16ª ed. Petrópolis: Vozes,1992