Olá, no post anterior abordamos sobre como a metodologia da pesquisa abarca uma série de tipos de pesquisa, e por isso pode ser classificada quanto à abordagem, à natureza, aos objetivos e aos procedimentos.

O quarto tipo de pesquisa está relacionado aos procedimentos e possui várias ramificações, dentre as quais mais comuns são: 

Pesquisa documental 

É desenvolvida a partir de materiais sem tratamento científico ou analítico, ou seja, utiliza fontes primárias, como: tabelas estatísticas, filmes, vídeos, documentos oficiais, fotografias, mapas, relatórios, entre outras.

É uma das mais utilizadas na pesquisa científica juntamente com a bibliográfica, sendo um excelente complemento para a mesma. 

Pesquisa bibliográfica 

É estruturada por meio de material já publicado por meios eletrônicos ou impressos, como artigos científicos, teses, dissertações e livros. Basicamente, toda pesquisa científica ou trabalho acadêmico parte deste tipo de pesquisa, pois este é o primeiro passo a qual o pesquisador manifesta o que já estudou sobre o assunto.

Ambas as pesquisas citadas acima fazem uso de fontes, e por isso é importante entender a hierarquia das fontes:

Fontes primárias não passaram por nenhuma alteração ou análise. É a matriz. Exemplo: registros (públicos e/ou privados), correspondências, diários.

Fontes secundárias são aquelas que contêm informações já apresentadas em algum lugar. Exemplo: livros, artigos, sites, matérias de jornais/revistas/sites.

Fontes terciárias são um compilado de fontes secundárias e primárias. Exemplo: biografias.

Pesquisa de campo 

Ocorre através da coleta de dados realizados diretamente com indivíduos ou grupos de pessoas. É caracterizada por investigações somadas às pesquisas documental e/ou bibliográfica e tem como finalidade observar fatos ou fenômenos por meio da coleta de dados.

Este tipo de pesquisa pode ser agregada a outros tipos, como: a ex-post-facto, pesquisa-ação e a participante.

Pesquisa de levantamento / survey

Acontece por meio de estudos descritivos e exploratórios, feitos por meio de formulários e/ou entrevistas. Serve para descrever as características de um ou mais grupos da população. Por exemplo, quando se quer avaliar a opinião de estudantes sobre determinado assunto, a pesquisa de levantamento é melhor indicada. Esse tipo de pesquisa acontece por amostra de uma população, conhecida como censo.

Outra variação desta pesquisa é a survey, uma investigação feita diretamente com um grupo para obtenção de dados específicos para pesquisa por meio de questionários estritamente descritivos. 

Pesquisa experimental 

Valida-se da seleção de variáveis a serem aplicadas ao objeto de pesquisa, capazes de influenciá-lo e definição das formas de controle e observação dos efeitos gerados.  Essencialmente dita de que modo ou por que o fenômeno é produzido, envolvendo grupos de controle, distribuição aleatória e manipulação de variáveis.

É amplamente utilizada  nas pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos como monografias, desde que construa uma relação de causa-efeito. Para isso, é preciso a formulação de uma ou mais hipóteses, executar os testes e observar o feedback.

Estudo de caso

Trata-se de investigações profundas e exaustivas do objeto a fim de obter um detalhamento significativo.Procura identificar um problema, analisar as manifestações, desenvolver argumentos, avaliar e propor soluções para o caso. Esse tipo de pesquisa permite a produção de um conhecimento mais aprofundado sobre um assunto específico (o objeto de estudo), que pode ser qualquer unidade (uma pessoa, um grupo, uma organização).

Pesquisa etnográfica 

A etnografia é uma metodologia amplamente utilizada nas Ciências Sociais, principalmente na Antropologia com foco no estudo da cultura de um povo e comportamento de grupos sociais. Esse tipo de pesquisa analisa diversos fatores de um mesmo acontecimento e o pesquisador está em contato com diversos indivíduos em diferentes contextos por um período de tempo.

Exemplos: Pode ser aplicado para entender o comportamento dos consumidores a partir de um viés tecnológico, ou analisar as emoções nas redes sociais.

Pesquisa etnometodológica.

Responsável por observar e compreender os processos de construção e reconstrução dos costumes sociais de uma cultura, levando em conta sua realidade, podendo ser desenvolvida apenas a partir da conduta humana. A etnometodologia se utiliza do estudo da sociedade, se baseando no cotidiano dos indivíduos,

É amplamente utilizada em dissertações e teses.

TIPOS DE PESQUISA
QUANTO AOS PROCEDIMENTOSQUANTO AOS OBJETIVOSQUANTO À ABORDAGEM
QuantitativaQualitativa
DocumentalExploratória / Descritiva / ExplicativaAnálise de banco de dados Análise de um fenômeno
BibliográficaExploratória / Descritiva / ExplicativaMensurar os dadosExplicar o porquê
Levantamento / e com survey Principalmente descritiva Coleta de dados para investigação do objeto de estudo
De campoPrincipalmente exploratória Análise estatística: gráficos, tabelas, etcAnálise de conteúdo: entrevistas, questionário
Estudo de casoExploratória / Descritiva / ExplicativaVários meios de coleta de dadosExplicar como e o porquê
ExperimentalPrincipalmente explicativa Banco de dados, representação por meio de gráficos, tabelas e afinsDemonstrar as causas e possíveis efeitos
EtnográficaExploratória / Descritiva / Explicativade campo, multifatorial, holístico e indutivo
EtnometodológicaExploratória / Descritiva / Explicativade campo, estudo da sociedade, com base no cotidiano dos indivíduos

Com esse tópico, finalizamos os tipos de pesquisas, e a partir dessa explicação você estará apto a conhecer o processo de desenvolvimento de uma pesquisa na área de música, tema da nossa próxima publicação.

Se quiser saber ainda mais e conhecer outros tipos de pesquisa basta clicar aqui (link: https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa/

Gostou do post? Curta e salve a publicação para quando precisar, e não esqueça de ativar as notificações para não perder nada, hein?!

.

Fontes: 

COELHO, Beatriz. Um guia completo sobre todos os tipos:abordagem, natureza, objetivos e procedimentos. Blog Mettzer. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa/ Acesso em: 04 mar. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TUMELERO, Naína. Metodologia de pesquisa: guia rápido de possibilidades. Blog Mettzer. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/metodologia-de-pesquisa/ Acesso em: 27 set. 2020.